O que é Musicoterapia?


A Musicoterapia é o uso profissional de música e seus elementos como uma intervenção em ambientes médicos e diários com indivíduos, com os grupos, com as famílias ou com as comunidades que procuram otimizar sua qualidade de vida e melhorar seu físico, seu social, sua comunicação, seu emocional, o intelectual, espiritual e de saúde e bem-estar. A investigação, a prática, a educação e a instrução clínica na musicoterapia são baseadas em padrões profissionais conforme contextos culturais, sociais e políticos.
(Federação Mundial de Musicoterapia – WFMT, 2011).
De acordo com o site institucional da Associação de Profissionais e Estudantes de Musicoterapia do Estado de São Paulo (www.apemesp.com), a Musicoterapia é uma carreira de nível superior, reconhecida no parecer 829/78, do Conselho Federal de Educação. Mundialmente, a Musicoterapia existe de maneira oficial, desde quando foi utilizada na reabilitação e recuperação de soldados feridos da Segunda Guerra Mundial.
A Musicoterapia tem registro no Código Brasileiro de Ocupação pelo número 2263-05, dentro da categoria de Profissionais das Terapias Criativas e Equoterápicas, tendo como atribuições tanto o atendimento terapêutico aos pacientes, como orientações, visando a promoção de saúde e a qualidade de vida. É uma especialidade paramédica, com fundamentos científicos de ordem clínicaterapêutica.
Compõe o Sistema Único de Assistência Social – SUAS, o Sistema Único de Saúde – SUS, convênios médicos particulares, Clínicas e Hospitais Psiquiátricos, Clínicas Multidisciplinares, Clínicas Geriátricas, Hospitais Clínico-Gerais, Hospitais Dia, Centro e Instituições de Reabilitação, Escolas Regulares e Especiais, Instituições Sociais e Públicas, Consultórios Particulares e Empresas.
