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COMO DEIXAR O MOMENTO DA BRINCADEIRA MAIS AGRADÁVEL, ACOLHEDOR E ESTIMULANTE PARA OS PEQUENOS

Os pais são os melhores aliados e parceiros de trabalho dos terapeutas e professores. Por este motivo eles também podem fazer de uma brincadeira, um momento rico de oportunidades e de aprendizagem, desfrutando de toda afetividade e carinho que existe nessa relação.

No entanto, nem sempre a criança parece se interessar pelas brincadeiras que propomos, pelos brinquedos que oferecemos ou pelas músicas que cantamos, enfim, por nossa presença e interação. Outras vezes, preferem interagir com um brinquedo ou conosco de um jeito diferente daquele que propusemos e até mesmo incomum para crianças de sua idade. E é nesse momento que podem surgir algumas dúvidas quanto ao que fazer.

Confira no post de hoje algumas estratégias para favorecer essa interação e tornar esse momento ainda mais prazeroso e cheio de aprendizagem.

Escolha um local

Escolha um lugar confortável, com espaço adequado para a locomoção e acomodação da criança é fundamental.

Se possível, que seja livre ou com pouca interferência de estímulos (como circulação de pessoas ou ruídos externos) que possam concorrer com a atenção da criança ao propósito da brincadeira ou interação que você deseja propor.

Caso a brincadeira inclua o uso de móveis, estes precisam ser acessíveis e acomodarem a sua altura e postura.

Muitos brinquedos espalhados também podem dificultar e sobrecarregar a atenção, por isso, disponibilize apenas alguns e deixe os demais dispostos de maneira organizada, os manipulando e intercalando de acordo com o interesse da criança, ou mesmo, faça um rodízio de brinquedos.

 Atentese aos objetos e/ou atividades pelos quais a criança está interessada

Tenha atenção para identificar as atividades e/ou itens que a criança está interessada no momento, assim como a maneira que ela interage com estes.

Comumente o adulto assume a postura de tentar propor à criança a sua forma de brincar, esperando ou exigindo que a criança atenda ou explore da mesma maneira que o proposto.

Porém, apesar de ser fundamental mostrar como brincar de maneira funcional, é preciso tomar cuidado para que este momento não se torne repulsivo, e sim, que seja a porta de entrada para despertar o interesse da criança pelos adultos.

Ofereça ajuda

Ofereça ajuda sempre que perceber que ela está com dificuldade para realizar uma tarefa ou para acessar algum brinquedo.

Vale ressaltar que se trata de um recurso de aproximação e vínculo com a criança, e que o ensino da habilidade de pedir pelos itens de seu interesse é muito importante para seu desenvolvimento, portanto essa sugestão é válida apenas para os momentos iniciais da brincadeira.

Por: Alessandra Gomes – Neuropsicopedadoga

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