5 Formas de auxiliar no desenvolvimento da autonomia da criança.

1 – Permitir Escolhas:

A fruta do lanche ou a roupa que irá vestir, são escolhas simples, que ajudam no processo de construção da personalidade e dos gostos da criança. O adulto tem o papel de limitar as opções de escolha para auxiliar na decisão

2- Permitir Frustrações:

Seja a dificuldade em encaixar um brinquedo quando bebê ou lidar com uma escolha equivocada quando maior. Permitir que a criança lide com erros e limitações auxilia na construção de um adulto mais feliz e satisfeito.

3 -Estimular a comunicação:

Jogos de montar ou encaixar, brinquedos musicais e contação de histórias, trabalham o sistema cognitivo da criança, auxiliando no desenvolvimento da linguagem.

4 – Estimular a coordenação motora:

Fazer movimento de pinça para pegar objetos ou comer com colher, estimulam a coordenação motora fina. Enquanto correr, brincar, pular, explorar espaços abertos, desenvolve a coordenação motora grossa.

5 – Estimular a linguagem:

Use livros, músicas e situações do cotidiano para mostrar para a criança que sentir medo é normal, mas que ela pode superá-lo para encarar novos desafios e aprender coisas novas.

Deixe um comentário

Este site usa cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.
Abrir Chat
💬 Olá, podemos te ajudar?